
A unidade do Poupatempo de Santo André instalada no terreno antigamente ocupado pela empresa Rhodia, próximo às estações de ônibus e trem, na região central da cidade. O anúncio do endereço foi feito anteontem, pelo prefeito da cidade Aidan Ravin (PTB) que recebeu o deputado estadual José Bittencourt (PDT), o autor do projeto de lei que garantiu o benefício a mais de 2,5 milhões de usuários. A conquista do Poupatempo para a cidade foi o resultado de uma somatória de forças que envolveu também o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e o vereador Paulinho Serra (PSDB), ambos estiveram pelo menos duas vezes com o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.
No encontro com Ravin, Bittencourt ainda aproveitou para trazer ao chefe do município, mais uma boa notícia: Bittencourt encaminhou à Assembleia Legislativa uma emenda que solicita repasse de R$ 300 mil à administração da cidade para ajudar nas obras da instalação. Segundo o deputado, apesar de o Governo do Estado ter suspendido investimentos para a criação de Poupatempos, em decorrência da crise mundial, a chegada de mais uma unidade no ABC está garantida.
Já o prefeito afirmou que a instalação do Poupatempo em Santo André será um ganho não apenas para a própria cidade. "Acreditamos que estaremos beneficiando ainda São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e, sem dúvida, boa parte da Zona Leste." Ravin disse que o processo de negociação com representantes da empresa está avançado e que o prédio que será ocupado para a prestação de serviços estaduais já foi vistoriado por um profissional de arquitetura.
O deputado Orlando Morando disse que a luta para trazer para o ABC mais uma unidade do Poupatempo, é antiga. "Há um longo tempo se discute isso e sem a força e o empenho do prefeito Aidan isso não seria possível. Eu conversei várias vezes com o secretário Sidney Beraldo e estive pessoalmente em seu gabinete com o vereador Paulinho Serra". Para o deputado somente o Poupatempo de São Bernardo não está mais dando conta de atender a região. "Nas conversas buscamos não apenas sustentar a importância de um Poupatempo em Santo André, mas mostrar que o de São Bernardo está saturado, essa nova unidade vai atender também aos moradores de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mauá", avaliou.
Morando elogiou a iniciativa de Bittencourt de também buscar a viabilização do serviço. "O importante é a soma de forças", comenta. Ele ainda destacou que ainda não fez emenda para encaminhar verba para a prefeitura usar nas obras do Poupatempo, mas que vai fazer. "Assim que o prefeito Aidan me pedir, eu estou a disposição para ajudar".