27 de março de 2012

Parlamentar prestigia os Intitutos Desenvolvidos em Ambiente Suprapartidário

Publicado em 2012-03-23
Por Assessoria de Imprensa


Bittencourt pede inclusão de datas no calendário oficial do Estado Objetivo do parlamentar é prestigiar os Intitutos Desenvolvidas em ambiente suprapartidário, incorporaram a contribuição dos mais variados atores sociais.


Bittencourt pede inclusão de datas no calendário oficial do Estado Objetivo do parlamentar é prestigiar os Intitutos Lula e FHC Dois projetos de lei de autoria do deputado estadual José Bittencourt (PSD) tem o objetivo de homenagear e prestigiar as atividades dos Institutos Lula e FHC, que desenvolvem ações sociais voltadas às comunidades. Por meio do documento 128/2012, o parlamentar pede que o dia 15 de agosto seja instituído como o Dia do Instituto Lula. A data passaria a ser oficial no calendário do Estado de São Paulo. A data é lembrada por ser o dia da criação e formalização da entidade. Já o projeto de lei 129/2012, o deputado solicita nova inclusão no calendário oficial do Estado. Este, porém, está voltado para os trabalhos do Instituto Fernando Henrique Cardoso. Por meio do projeto, Bittencourt requer que a instituição ganhe data festiva no calendário do Estado, sendo homenageada sempre ao 22 de maio. De acordo com Bittencourt, a importância da atuação dos institutos deve ser reconhecida. "O Instituto Cidadania teve como objetivo a busca de soluções para os problemas estruturais da realidade social brasileira. Seu foco de trabalho foi a elaboração de propostas consistentes de políticas públicas para superar a dívida social do país.

Desenvolvidas em ambiente suprapartidário, incorporaram a contribuição dos mais variados atores sociais. A experiência de ouvir toda a sociedade para a elaboração de políticas públicas foi adotada como prática por Luiz Inácio Lula da Silva nos seus dois mandatos como presidente do Brasil. Agora, o Instituto Cidadania é o núcleo que prepara a criação do Instituto Lula, voltado para causas políticas e sociais no Brasil e também no exterior." O parlamentar lembra ainda que ao longo da sua história, o Instituto Cidadania teve várias fases, que acompanharam a trajetória política de Luiz Inácio Lula da Silva até chegar à Presidência. "A origem do Instituto foi a experiência do chamado Governo Paralelo, que se estruturou sob a liderança de Lula após a derrota de 1989, entre 1990 e 1992, para apresentar propostas alternativas de políticas públicas, enquanto acompanhava, criticamente, o governo Fernando Collor de Mello. Nessa primeira fase, ofereceu suporte estrutural e jurídico para o Governo Paralelo.Foi nesse espaço que Lula amadureceu ideias, projetos e a prática do diálogo democrático com toda a sociedade para a elaboração de políticas públicas. E hoje é onde ele estrutura a entidade que dará prosseguimento à sua atuação após oito anos como presidente do Brasil." Já com relação ao Instituto Fernando Henrique Cardoso, criada pelo ex presidente ao deixar o posto, Bittencourt justifica se tratar de uma "fundação que tem um duplo propósito: preservar e disponibilizar os arquivos de Ruth e Fernando Henrique Cardoso e produzir e disseminar conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no Brasil, em sua relação com o mundo". O deputado lembra que o instituto trata desafios e busca identificá-los, debatê-los e propor caminhos para superá-los, por meio da promoção de intercâmbio entre atores sociais, políticos e intelectuais, estimulando ainda o compromisso com a política democrática e ampliando o interesse sobre temas da agenda pública. "Para isso, realiza exposições, eventos educativos, debates interdisciplinares, estudos e publicações.

Desta forma, a instituição do dia preconizado no projeto que fará justa homenagem a este Instituto, que quer produzir e disseminar conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no Brasil, em sua relação com o mundo.

Nenhum comentário: