.jpg)
A Assembleia Legislativa inaugurou nesta quinta-feira, 29/4, juntamente com o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, a transmissão, pelo canal 61, das tevês institucionais em sinal digital na modalidade multiprogramação, tecnologia que permite a transmissão de imagens em alta definição.
A cerimônia marcou o início da transmissão digital de tevês institucionais no Brasil, que foi estendida, num primeiro momento, às transmissões das câmaras municipais da Grande São Paulo e que, em breve, será compartilhada também por câmaras do interior.
A mesa de autoridades foi constituída pelo presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, que presidiu a solenidade, pelo senador Heráclito Fortes (DEM/SP), pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP), pelo secretário estadual de Comunicação, Bruno Caetano, e pelo presidente do Tribunal de Justiça, Antonio Carlos Viana Santos.
Estiveram presentes ainda diversos deputados federais e estaduais e a vice-prefeita da Capital, Alda Marco Antonio.
Antes dos pronunciamentos, foi exibido um vídeo sobre a nova tecnologia, que oferece imagens mais detalhadas que podem ser visualizadas em qualquer lugar, mesmo num carro em movimento ou por meio de um celular. Além disso, a tevê digital tem transmissão simultânea, na qual o telespectador pode visualizar na mesma tela canais diferentes originados de uma mesma transmissão. Até junho de 2016, todos os telespectadores terão de se adaptar à transmissão digital, presente no país há dois anos e meio, abrangendo atualmente aproximadamente cinco milhões de telespectadores no país.
"O presidente da Assembleia, Barros Munhoz, teve a feliz iniciativa de promover uma parceria entre os legislativos. Parabenizo o povo brasileiro, que poderá, por meio da tevê digital dos legislativos municipal, estadual e federal, unidos num só canal, exercer uma função mais fiscalizadora sobre a atuação dos seus representantes", afirmou o senador Heráclito Fortes, 1º secretário da Mesa Diretora do Senado Federal.
O deputado federal Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados, declarou que a inauguração das transmissões digitais, numa parceira entre a Assembleia de São Paulo, a Câmara Federal, e o Senado, significa modernidade e transparência. Ele cumprimentou os servidores das respectivas casas legislativas, "que se empenharam para que tivéssemos essa bela solenidade".
É inacreditável o número de pessoas que dizem que nos viram na TV Assembleia. Isso é extraordinariamente salutar para a democracia", disse Barros Munhoz. Segundo ele, o sinal da tevê digital abrangerá a Grande São Paulo, por meio do canal 61, na modalidade multiprogramação, que permite o acesso à Câmara Federal, ao Senado e à Assembleia de São Paulo.
"Esta inauguração é o embrião da união de todas as casas legislativas do país. Bem-vindos à tevê aberta e gratuita para todos". Durante a cerimônia, foi anunciada a assinatura de acordo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa e 39 câmaras municipais do interior do Estado para futura disponibilização do sinal digital a esses municípios.